Notícias

30 Abr 2019

A Terceira Idade e o calçado de conforto

Os idosos são propensos a quedas com mais frequência – que podem provocar fraturas e lesões graves – e por isso necessitam de atenção especial. As principais causas de quedas na terceira idade estão relacionadas com o envelhecimento, nomeadamente pela diminuição da visão, pela musculatura fraca, por alterações no equilíbrio e doenças que afetam o sistema motor.

Os idosos mais ativos, que realizam atividades na rotina diária, principalmente dentro de casa, possuem maior risco de cair. Por isso, o número de quedas é maior em mulheres, pois as idosas tendem a ser mais ativas, além de possuírem menos massa muscular que os homens.

O uso de calçado inadequado está diretamente relacionado com o risco de quedas. Os pés dos idosos, que possuem características especiais, necessitam de calçado mais confortável, o que faz com que muitos utilizem chinelos, pantufas, etc. que podem contribuir diretamente para as quedas. É preciso ter em mente que tão essencial quanto o conforto é a segurança, por isso, o calçado adequado para pessoas idosas é o calçado de conforto produzido por especialistas.